terça-feira, 30 de junho de 2015

Bibliografia e anexo 1 de Punk Comix

Anexo 1: Very Important Punks (autores mais conhecidos de BD punk)

O britânico Simon Gane (1972?) seria daqueles nomes que na BD dirá pouco, porque a sua obra não é particularmente inovadora mas é um autor reconhecido na cena punk, ou pelo menos era nos anos 90. Diz-se que não há fanzine punk que já não tenha publicado, com ou sem consentimento do autor, imagens da sua personagem “Arnie, The Anarchist”, série essa que tem a lógica da tira humorística num micro-universo em volta das questões da Anarquia. No seu auge na cena punk ainda ilustrou centenas de capas de discos, cartazes e outra efémera. Hoje, parece que Gane é um autor como muitos outros no grande mercado norte-americano, trabalhando para editoras conhecidas como a Top Shelf e a DC Comics. Se Gane recebeu o título “king of punk comics” foi por reconhecimento na cena punk e não pela BD, claro.

A BD aliás tem esta tendência a ser um clube de rapazes bem-comportados devido à sua pesada história da BD comercial que parece devorar tudo e todos fora desse parâmetro. Talvez por isso seja raro haver autores como o francês Mattt Konture (1965) que tem uma legião underground de leitores. Konture vem da cultura punk – onde aliás, continua – como artista gráfico e como músico mas ao contrário de Gane, a BD que realiza é sobre essa realidade na primeira pessoa, embora muitas vezes o seu trabalho passe pelo automatismo, experimentalismo e psicadelismo como se verifica na sua única BD publicada em Portugal na revista Quadrado #2 (3ª série, Bedeteca de Lisboa; Set’00). Ele e outros cinco autores foram responsáveis pela criação da editora L’Association, em 1990, que modificou para sempre a BD europeia, em grande parte pela abordagem da autobiografia à BD. O seu estilo gráfico é misto do “brutismo” (Art Brut e estética lo-fi do punk) e uma tradição abonecada que ainda vem do underground dos anos 60, sendo Robert Crumb uma influência assumida de Konture.

Nos EUA, é impossível não referir aos três irmãos Hernandez que criaram a revista Love & Rockets (título que os ex-Bauhaus roubaram sem vergonha) em 1981 e que é um marco histórico para o subsequente movimento da “BD alternativa” que cresceu daí até ao fim do século passado. Um dos irmãos, Jaime (1959), realizou nesta publicação a série “Locas” que tratava da vivência no meio punk/ hardcore da Califórnia. Os Hernandez apesar de não realizarem registos autobiográficos como Konture, as histórias que contam são fruto dos seus encontros quotidianos com a comunidade latina em que se inserem, o que imediatamente as torna importantes num contexto sociológico de testemunho de uma minoria cultural norte-americana. Não só uma minoria latina que representam mas, curiosamente, também de um testemunho feminino na cultura punk/ hardcore, uma vez que a maioria das personagens dos Hernandez são mulheres. Em trinta anos mantiveram a revista e as suas séries, com algumas interrupções pelo meio, o que permite fazer uma análise de “aging” sobre estas personagens fictícias mas que transpiram realidade pelos poros. Resta dizer que o estilo gráfico deles é tradicional, realista, Pop estilizado a lembrar o grafismo dos anos 50 mas a preto e branco – obrigatoriamente pela questão de custos de impressão da revista. À superfície o que interessa mais será o conteúdo do que a estética por mais que uma das personagens costume usar “patches” de Black Flag.

A antítese dos Hernandez (e dos outros) será o texano Gary Panter (1950) cujo desenho “deficiente” e “ratado” é largamente influenciado pela liberdade estética que o punk trouxe. Ele próprio foi ilustrador e autor de BD para um fanzine punk, Slash, entre 1977 e 1980, desenhou material gráfico para várias bandas, sobressaindo-se como um importante artista gráfico. O problema será saber se as BDs de Panter contam algo realista sobre o punk e à partida a resposta será “não”. No máximo poderá contar que houve (ou há) punks com muito ácidos e vindos da província como o seu Jimbo mas como o mundo onde esta personagem se move é demasiado instável para o posicionarmos onde quer que for - mesmo quando a cara de Jimbo tenha sido inspirada pela do vocalista dos The Screamers. Panter é um exemplo como o primitivismo estético do punk foi rapidamente assimilado pelos artistas dos anos 80, fazendo dele uma figura de vanguarda nessa década quando publicava na seminal Raw, revista dirigida por Art Spiegelman.





Bibliografia
Cortesão, Ana; A minha vida é um esgoto; Lisboa : BaleiAzul : Bedeteca de Lisboa; 1999
Deus, A. Dias de;  Os Comics em Portugal : uma história da banda desenhada; Lisboa : Cotovia : Bedeteca de Lisboa, 1997
Farrajota, Marcos; Komikazen : cartografia dell'Europa a fumetti; [Veneza] : Edizioni del Vento, 2007
_____; Noitadas, Deprês e Bubas; Cascais : Associação Chili com Carne; 2008
_____; Talento Local; Cascais : Associação Chili com Carne; 2010
_____; Metakatz; Bruxelas : 5éme Couche, 2013
Guerra, Paula; Quintela, Pedro; Dolbeth, Júlio; God save the Portuguese fanzines. Porto: Universidade do Porto – Faculdade de Letras; 2014
Holmstrom, John; Hurd, Bridget; The Best of Punk Magazine; Nova Iorque : HarpersCollins, 2012
Isabelinho, Domingos; Tinta nos nervos : banda desenhada portuguesa; Lisboa : Museu Colecção Berardo, 2011
Lisboa; Noites de Vidro; Câmara Municipal - Pelouro da Cultura; 1991
Marte; Fazenda, João; Loverboy, o rebelde; Lisboa : Polvo; 1998
Martins, Fernando; Pop dell'arte; Lisboa : A bela e o monstro, cop.; 2011
Mascarenhas, João; Punk Redux; Sintra : Qual Albatroz; 2011
Mendes, Marco; Salão Olímpico 2003-2006; Porto : Fundação de Serralves, 2006
_____; Diário rasgado : 2007-12; Porto : Mundo Fantasma; 2012
Nunsky; 88; Cascais : Associação Chili Com Carne; 1997
Pestana, Teresa Câmara; Aqui? Babilónia; [s.l.] : Edição Infecta; 1995
Pestana, Teresa Câmara; Continuamos aqui?; [s.l.] : Edição Infecta; 1996
Piedade, Luís; Raridades; [s.l.] : Zerowork Records; 2008
Relvas, Fernando; Sangue Violeta e outros contos; [s.l.] : El Pep; 2012
Ribeiro, Ana; Farrajota, Marcos; Martins, Ricardo; Boring Europa; Cascais : Associação Chili Com Carne; 2011
Rigo 23; Ganmse; Lisboa; 1986
Sá, Leonardo de; Lino, Geraldes; Dédalo dos fanzines : o catálogo das publicações amadoras de banda desenhada em Portugal; Lisboa : Edições Temporárias : 1997
Sabin, Roger; Triggs, Teal; Below critical radar : fanzines and alternative comics from 1976 to now; Hove : Slab-O-Concrete, [2001?]
Saraiva, Nuno; Zé Inocêncio : as aventuras extra ordinárias dum falo barato; Lisboa : BaleiAzul : Bedeteca de Lisboa; 1997
Spencer, Amy; DIY : The Rise of Lo-Fi Culture; Londres : Marion Boyars, 2005
SWR Barroselas Metal Fest; Farrajota, Marcos; The 15th rebellion of the steel warriors; Barroselas : Sonic Events; 2012
Vieira, Joaquim; Portugal Século XX : Crónica em Imagens : 1950-60; Lisboa : Círculo de Leitores; 2000
Zink, Rui; Literatura gráfica? : banda desenhada portuguesa contemporânea; Oeiras : Celta, 1999

Jornais e revistas
- Blitz (1990-92). Lisboa : VASP Sociedade de Transportes e Distribuição
- Quadrado, 3ª série (2000). Lisboa : Bedeteca de Lisboa
- Stripburger (2013). Ljubjana : Forum Ljubjana
- Tintin (1979-1982). Amadora : Livraria Internacional, lda

Sites
- chilicomcarne.blogspot.com (da Associação Chili Com Carne)
- mesinha-de-cabeceira.blogspot.com (de Marcos Farrajota)
- rocknoliceu.blogspot.com (de André Nascimento)
- vimeo.com/75151697 (de Miguel Nozolino)

Zines:
- Buraco (2012). Porto
- Cru (2012-2014). Póvoa de Varzim : Esgar Acelerado
- Gambuzine (1999-2008). Porto : Edição Infecta
- Mesinha de Cabeceira (1992-2015). Cascais : FC Kómix
- Prego (2011). Vila Velha : Alex Vieira

Entrevistas

- Diniz Conefrey (Abril 2014) por e-mail

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